Fórum OpenCart Brasil

Por um e-commerce livre, confiável e profissional

Suporte geral sobre problemas técnicos para OpenCart v1.x.
Galera, estou observando uma nova tendência, desenvolver e-commerce por planos, e mais pratico para o desenvolver e para o cliente.
Minha dúvida é, como limitar um usuário/grupo a cadastrar X produtos no Opencart?

Grupo 1 = X produtos
Grupo 2= X produtos
ou
usuário 1 = X produtos
usuário 2= X produtos

Já vi lojas em OpenCart com cadastro de produtos limitados, mais gostaria de saber como fazer.
weliton.designer escreveu:Galera, estou observando uma nova tendência, desenvolver e-commerce por planos, e mais pratico para o desenvolver e para o cliente.
Minha dúvida é, como limitar um usuário/grupo a cadastrar X produtos no Opencart?

Grupo 1 = X produtos
Grupo 2= X produtos
ou
usuário 1 = X produtos
usuário 2= X produtos

Já vi lojas em OpenCart com cadastro de produtos limitados, mais gostaria de saber como fazer.

Também tenho interesse nisso..
Alguém poderia dar uma luz...
O opencart é uma ferramenta opensource que veio justamente para acabar com vendas de lojas virtuais com limite de produtos. O usuário fica a mercê de pagar mais para por mais produtos na loja. Aconselho que procure outros MVC's já que pretende vender lojas virtuais desta maneira.
Por weliton.designer
1º Quanto maior o e-commerce maior a quantidade de produtos
2º quanto mais produtos , mais vendas
3º quanto mais vendas mais trafego e espaço em disco

então você acha justo um cliente com 50 produtos pagando R$:400,00 de servidor dedicado? ou cliente com 1.000 produtos em um servidor compartilhado ou VPS?

Quanto maior o E-commerce, mais trabalho para mante-lo e hospeda-lo, planos com poucos produtos são mais baratos para desenvolvimento e hospedagem, isso não é bom para o cliente de pequeno porte?

a quantidade de produtos é um excelente medidor para avaliar o porte do e-commerce, não estou falando de prender o cliente, é questão de flexibilidade.
Não vejo o porque ajustar esta flexibilidade amigo. Utilizo o UOLHOST que com certeza tem milhares de clientes em um servidor compartilhado.
Não tenho limite algum de produtos e pago R$ 25,00 por mês. Juntando com o MVC mais rápido da atualidade que é o Open Cart minha loja funciona perfeitamente.
Se quanto mais vendas mais trafego e espaço em disco isso não justifica limitar a quantidade de produtos pois eu posso ter um grande volume de vendas com 20 produtos
e um baixo volume com 50 produtos. Uma coisa é oferecer mais espaço em disco. Outra é limitar os produtos que o cliente pode cadastrar.

O que eu não acho justo e muito menos necessário é o limite de produtos, não o limite de espaço em disco. A diferença em termos de imagens entre 20 produtos e 50 produtos não chega a 100MB visto que o máximo que o opencart aceita é 300k de imagem. Portanto isso não vai ocupar esse espaço imenso que você diz. E se ocupar aumenta-se o espaço em disco por um X valor. Como vê, não há a menor necessidade de limitar os produtos. A unica função disto na minha opnião é cobrar mais caro.
Você está me dizendo que é possível ter vários e-commerce em servidor compartilhado sem perder desempenho?
se for isso mudo para UOLHOST, mais até meu atual conhecimento , depois de uma quantidade de acessos é quase que obrigatório a mudança para servidor VPS e em seguida para dedicado.

Mais beleza, a questão aqui é ponto de vista, os CMSs baixaram muito os custos para desenvolvimento de um e-commerce, o que há uns anos era cobrado acima de R$:10.000, hoje sai a parti de R$:3.000, mais em relação a hospedagem, quanto maior o e-commerce maior será o custo para mante-lo , essa é uma questão que não vejo possibilidade de mudar.

Para quem posse milhares de site é uma realidade, mais para quem tem poucos é outra, é viável pagar R$:500,00 mensal em um servidor dedicado e hospedar e-commerce(médio e grande porte) por R$:25,00?

Valeu!
Se é viável ou não cobrar R$ 25 amigo, ainda não justifica limitar a quantidade de produtos. Imagine que a UOLHOST fosse pequena e que houvesse limite de produtos nas lojas que eles disponibilizam. Vem alguém como eu e desenvolve a própria loja virtual sem limite algum. Você vai fazer o que? Apagar minha loja? Negar hospedar minha pagina? Impedir o upload dos meus arquivos? Continua sem sentido meu amigo. Como disse, cobrar pelo espaço em disco é uma coisa, limitar produtos é outra. Se quer cobrar mais caro, cobre pelo espaço, pelo servidor, pelo que for. Mas limitar os produtos continua sem justificativa.

Mas assim @weliton.designer, essa é a minha opnião. Eu não gosto e jamais contrataria uma loja virtual com limite de produtos porque acho isso uma sacanagem. Mas se mesmo não tendo sentido algum cobrar por quantidade de produtos, você quiser faze-lo isso é um direito seu. Eu apenas recomendei que você fosse atras de um MVC que já tivesse essa funcionalidade e agreguei minha opnião ao tipo de cobrança que você deseja fazer.

Se alguém quiser desenvolver um módulo para isso fique avontade. Lhe desejo Boa Sorte.

Abraço.
Periscuelo, a questão de limitar produtos é uma prática comum e muito aceita pelos clientes, pois o cliente que dispõe de pouco dinheiro para investir pode assinar um plano básico incluso desenvolvimento e hospedagem, a medida que sua loja virtual for crescendo ele pode migrar de plano, é mais seguro que pagar XXX e o negócio não dar o retorno esperado ou mesmo não dar certo. A Dotstore por exemplo, uma das maiores na área e que trabalha assim.

http://www.dotstore.com.br/loja-virtual/planos-e-precos

Resumidamente, em alguns caso compensa limitar produtos e outros não, assim como vc não está disposto a pagar por isso, muitos estão, caso contrário não haveria empresas seguinte este modelo.

Então, é justificável dependendo do cliente e das circunstâncias.

Se alguém estiver disposto a criar o módulo, tenho certeza que será bem vindo por muitos.
Editado pela última vez por weliton.designer em 10 Ago 2012, 17:25, em um total de 2 vezes.