Fórum OpenCart Brasil

Por um e-commerce livre, confiável e profissional

Suporte geral sobre problemas técnicos para OpenCart v1.x.
Por Nyux
Pessoal, ontem eu tive que aumentar o meu plano de por causa do item CPU Usage, alguem sabe como eu faço pra diminuir o numero de processos? ou isso ´é normal de acontecer;?
Por unknown1140
Caramba, no meu server a loja feita em oc é a 2ª página mais acessada e ela é 5ª ou 6ª na quantidade de recursos gastos...
Ou a sua loja tem uma quantidade absurda de acessos, ou deve ter algum script a mais causando isto, seria bom verificar. Vc usa algum script de atendimento on-line no seu server? Geralmente eles tomam muitos recursos, mesmo quando não tem nenhum cliente usando...
Vc tem acesso às estatísticas de consumo de cpu? Se sim, veja qual é o script que está causando isto para tentar resolver o problema.
Algumas coisas que vc pode fazer para diminuir o consumo de recursos:
- Otimizar ao máximo a página (código html, scripts, css's, php's e etc).
- Usar o minify em tudo possível (html, scripts, css's, php's e etc) e se possível juntar os arquivos de cada tipo em um só (todos os css's em um só arquivo, todos os java scripts em um só e etc), dentro do possível.
- Configurar o cache, tanto na parte do servidor (acho q o opencart já faz isto sozinho, mas acho q só em parte, não tenho certeza), quanto na parte do browser dos usuários.
- Desativar a compressão Gzip ou Deflate, pois ambos usam ciclos da cpu.
- Substituir imagens de efeito em background por CSS3 quando possível (diminuindo as imagens usadas na página acarretará em menos requisições e dados entre o servidor e os clientes).

Mesmo assim acredito que deva ter algum script "estranho" causando a sobrecarga. Mas também pode ser algum problema no servidor, tanto de configuração, quanto de software ou alguma outra coisa...
Boa sorte e não deixe de dar o feedback.
Por Nyux
Olá Unknown, eu uso o live!zilla será que é ele que causou isso?
unknown1140 escreveu:Caramba, no meu server a loja feita em oc é a 2ª página mais acessada e ela é 5ª ou 6ª na quantidade de recursos gastos...
Ou a sua loja tem uma quantidade absurda de acessos, ou deve ter algum script a mais causando isto, seria bom verificar. Vc usa algum script de atendimento on-line no seu server? Geralmente eles tomam muitos recursos, mesmo quando não tem nenhum cliente usando...
Vc tem acesso às estatísticas de consumo de cpu? Se sim, veja qual é o script que está causando isto para tentar resolver o problema.
Algumas coisas que vc pode fazer para diminuir o consumo de recursos:
- Otimizar ao máximo a página (código html, scripts, css's, php's e etc).
- Usar o minify em tudo possível (html, scripts, css's, php's e etc) e se possível juntar os arquivos de cada tipo em um só (todos os css's em um só arquivo, todos os java scripts em um só e etc), dentro do possível.
- Configurar o cache, tanto na parte do servidor (acho q o opencart já faz isto sozinho, mas acho q só em parte, não tenho certeza), quanto na parte do browser dos usuários.
- Desativar a compressão Gzip ou Deflate, pois ambos usam ciclos da cpu.
- Substituir imagens de efeito em background por CSS3 quando possível (diminuindo as imagens usadas na página acarretará em menos requisições e dados entre o servidor e os clientes).

Mesmo assim acredito que deva ter algum script "estranho" causando a sobrecarga. Mas também pode ser algum problema no servidor, tanto de configuração, quanto de software ou alguma outra coisa...
Boa sorte e não deixe de dar o feedback.
Por unknown1140
O livezilla é muito usado em sua página? Quantos operadores simultâneos são utilizados? Como disse a melhor maneira de saber é tendo acesso às estatísticas do sever. Vc viu o log de erros do server? Se tiver erros 500 e 400, isto pode ser um sinal de q tem algo errado e q pode não ser algum script.
Por Nyux
no log de erros, notei esses dois erros:
2012-07-26 4:11:46 - PHP Notice: Error: MySQL server has gone away<br />Error No: 2006<br />SELECT * FROM language in /home/meusite/public_html/system/database/mysql.php on line 49
e este
2012-07-26 15:35:05 - PHP Notice: Undefined index: zone_id in /home/meusite/public_html/vqmod/vqcache/vq2-catalog_controller_account_register.php on line 362

será que são estes, sabe como posso arruma-los?

vlw
Por unknown1140
Pelo que eu vi este é um erro, relativamente comum em instalações do opencart, mas só vi algo a respeito no fórum oficial. Talvez este erro seja o q esteja causando este problema com o server. Mas não dá para afirmar. Quando eu tiver um tempinho vou pesquisar um pouco e então passo alguma informação.
Vc pode passar o endereço da loja, para eu poder ver se existe algo "estranho"?
Para melhorar a a performance, vc pode tb otimizar as tabelas do banco de dados. É só ir no phpmyadmin, selecionar todas as tabelas do oc e selecionar otimizar. Talvez ajude um pouco, mas claro, não resolve o problema.
Ah, outra coisa q abaixa bastante a carga no server é usar um CDN, o CloudFlare é excelente e é de graça! E ainda vai deixar a sua loja mais rápida.
Por Nyux
Olá, esse cloudflare, o plano free, pede pra vc mudar o DNS para um dns deles isso é confiavel? não ira afetar o funcionamento do meu site?
sobre o cpu usage, o pessoal da hospedagem aumentou o meu plano de 20 processos para 40, mas gostei da ideia desse cloudflare, mas estou meio com receio de mudar o dns.
Por unknown1140
É super tranquilo. Na minha hospedagem ele já faz tudo automático, mas é só se cadastrar e seguir os passos deles q dá certo. Vc pode até entrar em contato com o suporte da sua hospedagem para saber se tem algum problema, mas com ctz não vai ter. Uso em todos os sites q hospedo e até percebi uma queda no processamento e nunca tive nenhum problema. E se eu não me engano, se der algum problema no servidor deles a única coisa q acontece é todos os arquivos serem puxados do seu server.
Como toda mudança de DNS são pelo menos 24hrs para a propagação completa, mas a sua página não sai do ar.
O ideal é vc ler a documentação do Cloudflare para conhecer bem o serviço antes de ativá-lo, assim vc poderá evitar qualquer problema.
Por Nyux
Unknown, cara eu fiz lá o cadastro pra minha loja no cloudflare, e ja esta ON, entrei no meu site e ele está EXTREMAMENTE RÁPIDO!
Muito obrigado pela dica de OURO, Recomendo pra todos!

e mais uma vez obrigado pela dica!

VLWWW :D :) :o :mrgreen: