- 17 Fev 2014, 10:32
Marcelo, a não conversão pode ocorrer por muitos fatores, não só por causa do layout da loja.
Na minha opinião a não conversão pode ocorrer pelos seguintes motivos:
- O produto não interessa ao cliente que abriu o site - não dá pra presumir que todos que acessaram a loja o fizeram porque querem comprar os seus produtos
- A loja não tem reputação suficiente para inspirar confiança - mas isso pode ser contornado com o uso de formas de pagamento como Pagseguro, além de estratégias de marketing envolvendo elementos como 'garantia de satisfação' ou '30 dias para troca' por exemplo. As estratégias certas dependerão do público alvo.
- Pode ser que os seus clientes e/ou a região que você atende não tem o costume de comprar esse tipo de produto online, daí o medo ou insegurança.
- O valor final (produto + frete) ficou muito maior do que nos seus concorrentes. Seus concorrentes não são só outras lojas virtuais, eles incluem lojas físicas e talvez até mesmo aquele cara que vende sapatos no porta malas de um carro.
- A seleção de produtos não é interessante o suficiente pra fazer o cliente comprar com você.
- Você não tem nenhum diferencial em relação aos seus concorrentes. E diferencial pode ser qualquer coisa, até mesmo uma coisa muito simples como por exemplo entrega via motoboy na sua cidade.
Se você quer entender melhor o comportamento do seu cliente, você deve abandonar a sua posição de administrador da empresa e passar a pensar como o seu cliente. Não adianta você dizer "mas eu estou fazendo tudo certo como aprendi no curso de administração". Os clientes mandam, então pense como eles. Veja se na sua loja existem clientes que se cadastraram mas não compraram. Se houver, entre em contato com eles e pergunte porque desistiram da compra. Procure também fazer testes com pessoas desconhecidas, convide-as para fazer uma pesquisa de opinião sobre a sua loja se possível. Ou então faça entrevistas e procure descobrir quais necessidades dos clientes não são atendidas pelas lojas de sapatos físicas ou virtuais - afinal a melhor forma de ganhar dinheiro é atender necessidades que ainda não são supridas. E você pode descobrir muita coisa interessante conversando diretamente com os seus clientes.
O Sebrae diz que uma empresa deve persistir (e ter dinheiro em caixa suficiente) por pelo menos 2 anos para ter certeza de que ela se estabilizou. Não sei há quanto tempo você tem a loja, mas se for menos do que isso então espere mais um tempo e continue investindo, claro sempre acompanhando os números - quantidade de vendas, despesas, quantidade de pedidos, etc. Você não precisa explodir em vendas de um dia pro outro, mas a empresa deve crescer gradualmente. Qualquer crescimento é melhor que nenhum crescimento.
Denis Gomes Franco
Canecas, mouse pads e fotoprodutos personalizados com suas fotos e logotipos