Fórum OpenCart Brasil

Por um e-commerce livre, confiável e profissional

Por favor, poste aqui todas as dúvidas que você está tendo sobre a instalação, atualização ou configuração do OpenCart v1.x
Gostaria de saber como o sistema calcula a troca dos pontos de fidelidade.

Exemplo.

Produto custa 94,00 e ele precisa de 1200 pontos para troca, a pessoa tem 700 pontos e ao comprar o sistema subtraiu aproximadamente 35,00 do produto final.

Como é feito essa conta e onde editar a porcentagem.
Bem, fiz algumas simulações e cheguei a conclusão de que os pontos de fidelidade funcionam assim:

R$ 0,01 por ponto

Você coloca que o produto custa R$ 100,00 e no total de pontos deste produto você coloca 1000 pontos.
O comprador tem 100 pontos de fidelidade

Quando ele vai comprar o produto, se ele colocar que quer utilizar os pontos dele e comprar o produto de R$ 100,00 e utilizar os 100 pontos dele, ele tem R$ 1,00 de desconto no produto.

Se ele tem 1000 pontos e for comprar o produto de R$ 100,00 que tem 1000 pontos de bonificação, quando ele for comprar e utilizar os 1000 pontos dele, o produto sai de graça.

Agora, é cada um usar um criterio para definir quantos pontos o produto vai valer por classe de clientes e quantos pontos de fidelidade o cliente tera que ter para uma troca integral.
Caro waimola, não é bem assim que os pontos são calculados. Na verdade eles são calculados de acordo com um valor pré definido na administração da loja para cada produto.
Ao menos na minha versão do OpenCart(1.5.4.1) é assim.

Na edição dos produtos tem a aba "Pontos". Nela tem a opção de quantos pontos são necessários para comprar aquele produto.
Logo abaixo tem a opção "Grupo de clientes", e nela você determina quantos pontos cada grupo de clientes ganhará na compra daquele produto.

Assim, se um produto custa 100 reais e você estipulou a necessidade de 400 pontos para comprá-lo, terá 100 reais dividido por 400 pontos; ou seja, cada ponto valerá R$0,25 para esse produto.
Se outro produto também custa 100 reais mas você estipulou 1000 pontos necessários para comprá-lo, logo, cada ponto valerá R$0,10, e assim por diante.

Vamos supor que tenha dois produtos na sua loja e que para comprar um deles são necessários 1000 pontos, enquanto que para o outro são necessários 500 pontos.
Se o cliente só tiver 250 pontos ele ira pagar {com pontos} 1/4 do valor do produto de 1000, e metade se comprar o produto de 500, independentemente do valor em reais de cada produto; podendo até ser produtos com o mesmo preço. Tudo depende de você.

Num produto onde a margem é pequena, o melhor é estipular um valor menor de pontos ganhos para cada "Grupo de Clientes" que comprar aquele produto.
Essa funcionalidade existe justamente para ampliar os parâmetros de valor em reais que são atribuídos aos pontos em cada produto.
Editado pela última vez por Jorge Luiz em 23 Jan 2013, 23:05, em um total de 3 vezes.
Bela explicação. Isso é uma coisa que confunde muita gente ainda.

Para quem tem uma margem de lucro equilibrada entre todos os produtos, o ideal é definir os pontos sempre com um parâmetro fixo, para não se enrolar e sair perdendo dinheiro. Tem alguns módulos que fazem isso, você estipula "quantos pontos o usuário ganha por real gasto" e "quanto vale cada ponto na hora de resgatar" e ele atribui todos os valores automaticamente pela loja inteira.

http://www.opencart.com/index.php?route ... on_id=4610
http://www.opencart.com/index.php?route ... on_id=9319
http://www.opencart.com/index.php?route ... on_id=5232

O primeiro, literalmente só estipula os valores, como eu falei acima, mantendo todo funcionamento "nativo" do opencart (além de adicionar os pontos automaticamente, sem você precisar ir manualmente no pedido e "aprovar" a entrega de pontos ao cliente)

O segundo, tem mais alguns recursos, como pontuar por registro, por análise de produto (reviews), pode estipular mínimo e máximo de pontos a utilizar por compra (no momento do resgate).

O terceiro, tem ainda mais recursos, um deles, facilita o uso dos pontos, fazendo eles funcionarem como "dinheiro" mesmo e facilitando que você permita a pré-compra desse saldo para posteriores compras usando o saldo como moeda (exatamente como o themeforest). Também permite a auto-aprovação de reviews com 3 estrelas ou mais (usei o 3 como exemplo, é configurável). Pode também enviar lembretes do tipo "envie um review do seu produto e ganhe pontos!". Este também remove os pontos automaticamente quando uma compra é cancelada (faltante nos outros dois).

Conheço os 3 autores e são bons programadores. Se você não lida com compras de alto volume ou com muitos cancelamentos, mesmo o módulo mais simples, vai te atender. Eu já utilizei ele numa loja, www.criamoda.com.br, e funciona muito bem. Além disso, os dois primeiros não possuem o recurso de "compra de saldo", mas você pode criar um produto convencional, com o nome de "Pacote de 100 pontos" por exemplo, e definir 100 pontos de bonus para quem comprá-lo, vai ter o mesmo efeito (fiz assim nesse site que mencionei).
Eu estou começando a montar o site e fiquei meio confuso também.
Agora editei o post para ficar um pouco mais claro.
((Obs: Para quem teve que aprender a mexer com PHP para montar uma loja na plataforma "Oscommerce", o OpenCart é a sétima maravilha do mundo! rsrsrs))
Jorge Luiz escreveu:Eu estou começando a montar o site e fiquei meio confuso também.
Agora editei o post para ficar um pouco mais claro.
((Obs: Para quem teve que aprender a mexer com PHP para montar uma loja na plataforma "Oscommerce", o OpenCart é a sétima maravilha do mundo! rsrsrs))
Acho que você quis dizer a oitava maravilha do mundo, rsrs.

Atualizei meu post anterior com mais detalhes sobre os módulos.
Tenho o seguinte problema e peço que alguém me ajude com os Pontos de Fidelidade.
Configurei os produtos com os PONTOS (ex. 20 pontos).
Faço uma compra, dou indicação para abater 10 PONTOS e sistema indica que a operação foi executada mas na realidade não subtrai PONTOS AOS QUE ME FORAM ATRIBUÍDOS E TAMBÉM NÃO DEDUZ NO TOTAL DA ENCOMENDA.
Desde já agradeço :idea: