Fórum OpenCart Brasil

Por um e-commerce livre, confiável e profissional

Quer mostrar sua nova loja on-line? Faça-o aqui!
Por Manoel Vidal
Mensagens Curtidas
Uma loja online tem a mesma burocracia de uma loja física, apesar de muitas lojas online não terem cnpj ou mesmo habilitação para venda de produtos (o que é ilegal), o melhor é que você tenha pois só assim você poderá emitir nota fiscal de venda de produtos e obter vantagens ao comprar mercadoria de fornecedores.
Hoje isso pode ser feito sem grandes investimentos de uma forma muito simples para pequenos empresários que vão ter no máximo um funcionário com carteira assinada, através de um registro de MEI, segue o link para mais informações http://www.portaldoempreendedor.gov.br/
Note que ao fazer seu cadastro como MEI você já terá automaticamente um CNPJ, é tudo muito simples e você mesmo pode fazer, basta ler todo o conteúdo informativo do site, ser uma empresa é com certeza um ótimo primeiro passo, depois é interessante utilizar certificado SSL, entre outras.

Espero ter ajudado e parabéns pelo novo negócio :D
Por denisgomes
O MEI é voltado a prestadores de serviços como cabeleireiros, pedreiros, etc. Inclusive existe no site indicado uma lista de profissões que se enquadram no MEI. Que eu me lembre, venda de produtos não é uma delas. E mesmo se fosse, o MEI tem um limite de faturamento anual de cerca de 36 mil reais.

Muitas pessoas começam na informalidade, é claro. Talvez você possa fazer isso no começo. Mas como apontou o Manoel, é melhor trabalhar na legalidade. Abrir uma empresa não é um bicho de sete cabeças, ainda mais com o SIMPLES. Eu achava que era, mas depois vi que haveria grandes benefícios, como:
- Maior confiança e respeito por parte dos clientes
- É um diferencial em relação aos seus concorrentes
- Possibilidade de vender para clientes que SOMENTE compram com nota fiscal (empresas maiores, por exemplo)
- Acesso a serviços exclusivos para empresas como "maquininha de cartão de crédito"
- Linhas de crédito diferenciadas (Proger, BNDES, ou até mesmo as linhas de crédito dos bancos, que geralmente oferecem taxas melhores do que as linhas para pessoas físicas)

É claro que existem custos para manter a empresa na legalidade, mas na minha opinião os benefícios obtidos valem a pena. E não custa tanto quanto outras pessoas fazem parecer. Além disso, alguns desses custos, como o ICMS, são repassados diretamente para o cliente.

Com relação a loja, procure investir em um bom template para deixá-la com uma cara mais atraente. Isso ajuda o cliente a se decidir na compra.
Por steniovm
Muito Obrigado pelas dicas,

estou pesquisando para saber mais detalhes, e já vou marcar uma hora no sebrae para saber mais detalhes.

comercio pode ser MEI sim, veja http://www.sebrae.com.br/customizado/se ... unico=2280

Agora estou com mais um problema, vou vender produtos que chegam até mim sem nota fiscal, como faço pra declara/comprovar o valor de comprar? alguém passa por isso?
Por denisgomes
steniovm, obrigado também pela dica, essa me escapou.

Com relação às notas, todos os produtos que você vender e emitir nota fiscal deverão ter uma nota de compra correspondente. Você não pode vender um produto com nota fiscal se não houver uma nota de entrada correspondente. Por isso certas lojas não podem emitir nota fiscal de um determinado produto mesmo que você peça. Não sei se isso também vale pra MEI (a fiscalização do MEI é menos rígida, você nem é obrigado a emitir notas se não quiser) mas você com certeza vai querer começar a pedir notas fiscais de todos os seus fornecedores.

Agora, a questão do limite anual de faturamento ainda está de pé, então fique de olho. Além disso eu não acho que a sua empresa se enquadraria como "miudezas" ou "quinquilharias", mas enfim...
Por Manoel Vidal
Mensagens Curtidas
Até onde sei, se você comprar de pessoa física não precisa ter nota de compra e nem é obrigado emitir nota para pessoa física também, agora para pessoa jurídica é necessário tanto ter nota de compra quanto de venda, mas sempre é bom consultar o SEBRAE diretamente sobre isso.

Espero ter ajudado e espero que você consiga se legalizar, qualquer coisa estamo por aqui :D