- 20 Jun 2011, 02:01
O MEI é voltado a prestadores de serviços como cabeleireiros, pedreiros, etc. Inclusive existe no site indicado uma lista de profissões que se enquadram no MEI. Que eu me lembre, venda de produtos não é uma delas. E mesmo se fosse, o MEI tem um limite de faturamento anual de cerca de 36 mil reais.
Muitas pessoas começam na informalidade, é claro. Talvez você possa fazer isso no começo. Mas como apontou o Manoel, é melhor trabalhar na legalidade. Abrir uma empresa não é um bicho de sete cabeças, ainda mais com o SIMPLES. Eu achava que era, mas depois vi que haveria grandes benefícios, como:
- Maior confiança e respeito por parte dos clientes
- É um diferencial em relação aos seus concorrentes
- Possibilidade de vender para clientes que SOMENTE compram com nota fiscal (empresas maiores, por exemplo)
- Acesso a serviços exclusivos para empresas como "maquininha de cartão de crédito"
- Linhas de crédito diferenciadas (Proger, BNDES, ou até mesmo as linhas de crédito dos bancos, que geralmente oferecem taxas melhores do que as linhas para pessoas físicas)
É claro que existem custos para manter a empresa na legalidade, mas na minha opinião os benefícios obtidos valem a pena. E não custa tanto quanto outras pessoas fazem parecer. Além disso, alguns desses custos, como o ICMS, são repassados diretamente para o cliente.
Com relação a loja, procure investir em um bom template para deixá-la com uma cara mais atraente. Isso ajuda o cliente a se decidir na compra.
Denis Gomes Franco
Canecas, mouse pads e fotoprodutos personalizados com suas fotos e logotipos